quinta-feira, 29 de maio de 2008

'Não adianta disfarçar' (por Daniel Lélis)


Ninguém vai te esperar. Nem você sabe onde deixou seu par de óculos. Sem abrir os olhos não há como as luzes te guiarem. Você vive fingindo ser o maior, mas sabe que seu pesadelo pode ser o sonho de quem te observa. Querem te calar sempre e poucos se importam se você chora. É melhor mesmo sentar num lugar qualquer dentro das suas próprias esperanças. Aproveite para puxar assunto com a pedra que te vigia. Ela com certeza estará lá sempre que precisar ser ouvido.
Não adianta querer acreditar que tudo pode ser diferente se nem mesmo você sabe o caminho que anda.
Tudo fica tão claro, mas não há nada mais a te consolar. São só palavras vazias enchendo qualquer espaço frouxo das suas memórias.
E os outros estão lá, admirando a sua própria covardia. Todos sentem que fazem falta, mas ninguém entende o por quê disso. Ora, não há sensatez maior que reconhecer o quanto podemos ser invísiveis.
E procuram em você qualquer coisa. Depende da hora. Talvez você seja o amigo. Talvez o conselheiro. Talvez "qualquer um". Isso não deve te doer. Há coisas mais terríveis para você se preocupar.
Por mais que tudo seja tão belo, seus olhos só enxergam mais um dia. E tudo parece te engolir de uma só vez.
Você finge que não me conhece. Mas sabe que eu estou aqui te amando em segredo.
Você finge ser o homem mais sério do mundo. Mas sabe que não suportaria a primeira interpretação.
Você finge estar triste. Mas até o teu sorriso te condena.
Você finge estar passando pelos maiores dilemas. Mas sabe que o maior deles é a louca tentativa de não ser você.
Você é tão confiante em si. Mas não sabe onde guardou a chave do seu coração. Aliás, até hoje você mesmo não entende as lágrimas deixadas lá.
Você é o mais belo. Mas sabe que o espelho não é seu amigo.
Você é o mais inteligente. Mas nenhum livro teve a honra de te conhecer.
Você pinta a imagem que qualquer tolo pode acreditar, mas insiste em usar pincéis sem cor.

domingo, 25 de maio de 2008

'São só algumas coisas' (por Daniel Lélis)


Você fica ae colecionando sorrisos frouxos. Acha que está agradando a tudo e todos. Acredita ser edificante estar sempre do lado de cá do muro mesmo que você nunca o tenha pulado. São só bobagens. Não adianta querer dar uma de forte. Uma hora a corda quebra e aí só restará a sua história. Isso se ela não desbotar.
Todos podem fingir que tudo ali está tão maravilhoso, mas cada um sabe da dor que sempre nos aguarda. Ninguém te enxerga apesar de tudo estar ao seu lado. Isso não te incomoda. Aliás, a imaginação ainda persiste e é com ela que tudo ganha cor de verdade.
Não adianta tentar fugir de si mesmo. Qualquer um pode dizer as verdades que melhor lhe convir. Qualquer tolo pode duvidar daquilo que você acredita. Todos que estão ao seu redor estão embriagados na sua própria sensatez. E qualquer um que avance o sinal poderá se desfazer de um mundo inteiro.
As sombras na parede ainda estão lá. As estrelas ainda te iluminam. E não há nada que posso mudar isso. Você até que sonha em nadar contra a corrente, mas sabe que não resiste.
Os que te perseguem não sabem do teu caminho. E o teu caminho se perdeu nos olhos confusos de um qualquer.
É claro que há rosas. Algumas cheia de espinhos, outras sem nenhum.
É claro que ainda existe lealdade. É isso que te mantém equilibrado. Você segura as rosas acompanhado de quem confia.
Mas também é claro que há os outros. Realidade essa que não te consome. Talvez te console.
Pare de criar laços com as suas mentiras. Vai que um dia aparece uma tesoura capaz de cortá-los.
Um dia você percebe que não há nada mais importante que sorrir afrouxadamente, olhar um par de estrelas e dormir a noite dos seus dias.
Um dia você se dá conta de que não há nada mais edificante que correr em busca das suas próprias palavras.
Os outros continuarão lá, a te olhar torto na esperança de algum dia ser como você (como se isso fosse vantajoso).
Vai ter um dia que não terá nada mais útil que comemorar a própria estupidez.
É claro que você pode disfarçar.
Mas fique certo de uma coisa:
Um dia a corda irá quebrar e no chão nenhum dos seus sonhos poderão ser reconstruídos se você não souber como colá-los um a um.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

'Isso tudo e muito mais' (por Daniel Lélis)

Te choca saber que o governador do Ceará gastou uma pequena fortuna (dinheiro do povão) para levar a sogra para conhecer Madri? Te assusta saber que existem brasileiros que se aproveitam da morte de uma criança (essa todos sabem o nome) para aparecer?
O Brasil é isso aí mesmo que você ver, cruzinho (ou assado, se preferir).
Tem o Lula e o ETERNO terceiro mandato. Tem a esquerda retardada sempre a culpar os meios de comunicação (Globo e Veja, diga-se) por tudo de péssimo que aconteceu (ou acontecer). Tem a Carta Capital ( o que é isso mesmo?) culpando a Wall Street pela fome MUNDIAL. Tem padre que acredita que balões são meio de transporte confiáveis para o CÉU. Tem Ministro da Justiça que acha o espermatozóide é uma vida e como tal, precisa ser preservada (sorria!). Tem Fenômeno que troca pato por lebre (ou será que não?). Tem até terromoto (que maravilha!).
Ora, vendo tudo isso você ainda vai se assustar com o avô que têm netos-filhos?
Ora, como você é sensível!