Empreender é, sobretudo, a arte de ousar, de fazer a diferença e desafiar o senso comum. Mais que isso, o empreendedorismo é um estado de espírito, uma força pujante que carrega em si o poder de revolucionar. Mario Spaniol, de 57 anos, é, no sentido mais profundo da expressão, um empreendedor.
Nascido em São José do Hortêncio, Rio Grande do Sul, Spaniol é considerado hoje um dos mais bem sucedidos empresários do mundo da moda no Brasil. Pode até ser que você nunca tenha ouvido falar dele, mas certamente você deve conhecer a grife que o gaúcho idealizou e criou em 1993, a Carmen Steffens.
Mário começou a carreira ainda jovem na empresa Malas Weber, localizada na cidade gaúcha de Novo Hamburgo. De lá foi para o interior de São Paulo, onde em 1981 abriu o curtume Couroquímica. 12 anos depois, surgia a Carmen Steffens, marca de bolsas e calçados femininos que em pouco tempo conquistou espaço e credibilidade no cenário nacional. O nome foi uma homenagem a sua mãe, Dona Carmen. Mais tarde, o empresário ampliou os negócios e criou, fazendo referência ao avô, a Raphael Steffens, dedicada a artigos masculinos. Não demorou até que a grife também tivesse uma edição voltada para o público infantil, a CS Teen, para garotas entre 8 e 15 anos.
Referências no mundo fashion, a Carmen Steffens está presente atualmente em 20 países do mundo. São mais de dois mil funcionários, que trabalham em 215 lojas espalhadas pelo Brasil e 35 no exterior, em lugares como Argentina, Estados Unidos, França, Austrália e Espanha. Recentemente, a grife de Spaniol ganhou ainda mais destaque no cenário fashion internacional: a concept store da marca ganhou o prêmio Hollywood, nos Estados Unidos
Mário recebeu a JFashion em sua residência, situada em um condomínio luxuoso de Franca. A seguir, você confere a entrevista exclusiva que o empresário concedeu ao diretor-geral da revista, Jotta Nunes. Dono de uma personalidade forte, Spaniol mostrou-se simpático e receptivo com a nossa equipe. Falou da carreira enquanto empresário, contou um pouco da trajetória da Carmen Steffens e abriu o coração para explicar como se tornou um dos mais importantes nomes do mundo fashion brasileiro.
JFashion: A Carmens Steffens é uma grife respeitada e, mais que isso, cultuada por milhares de mulheres mundo afora. Contudo, pouca gente conhece a história da empresa. Conta pra gente um pouco da trajetória desta badalada marca.
Mário Spaniol: Então, a Carmen Steffens nasceu de um sonho que eu tinha de ter uma marca que tivesse acesso ao consumidor final. Antes de criá-la, eu já tinha a Couroquímica, um curtume que existe desde 1983. Eu fazia o melhor couro deste país, mas era frustrado porque só eu e mais oito amigos sabiam disso. Então, em 1990 fui morar 6 meses na Itália e lá conheci várias grifes de sucesso, como a Gucci, a Prada, a Ferragamo. Foi quando eu falei para mim mesmo: “vou lançar uma marca de luxo na América Latina”. Três anos depois, eu criei a Carmen Steffens.
JFashion: A Monalisa Spaniol, sua esposa, é uma das estilistas da Carmen Steffens. Como surgiu essa parceria?
Mário Spaniol: Engraçado. Quando abri a fábrica, nem passava pela minha cabeça que a Monalisa tivesse talento para ingressar no mundo da moda. Ela gostava de moda, mas gostar é uma coisa e ter talento pra criar produtos é outra bem diferente. Então, em 1995 ela disse “eu quero trabalhar, eu não quero ser madame”. Foi quando decidi abrir uma loja pra ela. Aí um dia ela estava lá na fábrica e eu falei: “olha vai dar uma olhada na coleção que o nosso estilista criou, vê se o consumidor gosta daquilo”. A noite, já em casa, ela disse: “olha quer que eu te fale a verdade ou quer que eu te agrade?”, eu disse “diga a verdade”, e ela: “olha eu não compraria nenhum daqueles sapatos”. Fiquei surpreso com a resposta dela. Daí eu falei: “então, eu vou ter prejuízo com estas peças”. As peças seriam expostas numa feira. Eu falei: “vou levar essa coleção, mas estou certo de que será um grande fiasco”. Não deu outra. Foi quando pedi que ela idealizasse uma linha de sapatos para eu apresentar na próxima coleção. A Monalisa fez 6 linhas e o estilista, 18. Mais de 70% das peças que ela criou foram vendidas. Decidi mandar o estilista embora. A partir de 1996, ela passou a cuidar da identidade visual da Carmen Stefeens. No mesmo ano, abrimos 2 lojas, uma em Franca e outra em Uberaba. Em pouco tempo, já tínhamos 8 lojas.
JFashion: A criatividade e a ousadia sempre foram as marcas da Carmen Steffens. Onde a grife busca inspiração?
Mário Spaniol: Então, nós pesquisamos tudo que rola no mundo, estamos antenados as tendências do mundo inteiro. O que a gente tem observado na atualidade, por exemplo, é a grande influência que tem os cosméticos para o mercado da moda. Eles traduzem a atitude que a mulher vai ter a cada temporada e, isso, obviamente, reflete-se nas roupas, sapatos e todo o restante do vestuário. Apesar de sofrermos influência de marcas mundo afora, procuramos trazer para as nossas coleções a brasilidade, o espírito latino.
JFashion: A Carmen Steffens, além de marcar presença em dezenas de cidades do Brasil, também já atua em 20 países do mundo. Em sua opinião, qual é a melhor forma de conquistar novos clientes e mercados?
Mário Spaniol: Ah, a meu ver, não existe uma fórmula mágica, mas alguns passos são fundamentais. Primeiro, é preciso investir na estética da loja. Uma loja bonita, bem aconchegante, faz toda a diferença. Segundo, é importante participar de eventos, quanto mais, melhor. Depois, é essencial investir em marketing. Começando pelo marketing regional, que deve ser, sobretudo, agressivo. Além disso, é fundamental uma coleção investir na qualificação dos profissionais da empresa, nos franquiados que carregam o nome da grife. Não adianta nada ter um marketing violento, se quando a cliente chegar à tua loja, encontrá-la desarrumada, ou o atendimento oferecido lá não for de alto nível.
JFashion: A Carmen Steffens é uma das marcas que mais crescem no Brasil e no mundo. Como você explica esse sucesso:
Mário Spaniol: A Carmen Steffens é uma marca absolutamente consolidada no mercado da moda mundial Hoje, são mais de um milhão e meio de mulheres que amam a grife, e esperamos que esse número triplique em cinco anos. Já estamos há mais de uma década atuando no exterior. Sabemos que é um processo longo, difícil, mais que estamos vencendo aos poucos. Só para citar um exemplo desse desafio que é conquistar novos mercados, nós ficamos dois anos tentando entrar no melhor shopping de Hollywood. Foram dezenas de reunião até convencermos os proprietários que seria uma boa ideia. É claro que existe o preconceito. “Ah, a marca é brasileira, ninguém conhece”. Mas o fato é que, vencendo a desconfiança alheia, a loja que abrimos neste shopping foi eleita a melhor do gênero.
JFashion: O que mais te agrada em trabalhar com o público feminino?
Mário Spaniol: A mulher é 100% visual, adora o que é lindo, chique e maravilhoso. Ela é observadora. Vê detalhes que o homem jamais vai perceber e, claro, a mulher é altamente consumista. Se realmente gostou, ela compra e acabou. Então, nós também temos a linha masculina (Raffael Steffens) e a infantil (CS Teen), mas a grande maioria das minhas clientes é mulher. É como costumo dizer: a mulher compra 80% do que o mundo vende e os outros 20% ela manda comprar (risos).
JFashion: Nós sabemos que você é um empresário articulado, que está sempre ligado no mundo fashion. Mas a gente sabe que é difícil acompanhar o universo da moda, tão diverso e dinâmico. Como você faz para não perder de vista as tendências do momento?
Mário Spaniol: Primeiro, costumo ler de tudo, principalmente artigos na internet. Também viajo bastante, e em cada viagem tenho a oportunidade de conhecer pessoas influentes do mundo da moda, que entendem do assunto e são referência naquilo que fazem. O mercado do luxo continua em alta, crescendo principalmente em países como o Brasil e é preciso estar atento ao que as pessoas querem consumir. Todos sonham com o luxo, com o requintado, e nós buscamos realizar estes sonhos.
JFashion: Como você vê o mercado da moda na Região Norte?
Mário Spaniol: Nós temos observado que o mercado da moda tem se expandido cada vez mais na Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Chega a ser impressionante. Entendo que há um fator climático e financeiro por trás deste crescimento avassalador. Por serem regiões quentes, as pessoas saem mais a noite pra se divertir, e, claro, querem estar deslumbrantes. Outra coisa é o aumento da renda dos moradores nesses lugares. Quanto mais dinheiro, maior a possibilidade de gastar, de consumir, inclusive, artigos do mundo fashion.
JFashion: O que você sente quando vê a Carmen Steffens alçando condição de destaque no cenário mundial da moda?
Mário Spaniol: Ah, são tantos sentimentos. É difícil até de descrever. Eu comecei a trabalhar com 15 anos, meu pai era escrivão e minha mãe, agente dos Correios. Meu primeiro emprego foi numa empresa de bolsas e malas, parecia até que eu estava predestinado, sabe? Aos 19 anos eu e meu irmão montamos nossa primeira empresa, aos 24 vim pra Franca trabalhar numa multinacional. Três anos depois, abri a Couroquímica. Uma década depois, lancei a Carmen Steffens no mercado. É claro que você quer alcançar sucesso, mas confesso que o reconhecimento que a grife tem hoje superou as minhas melhores expectativas. Quando recebo um e-mail do da gerente da Gucci na Austrália dizendo: “que bom que a Carmen Steffens chegou à Austrália”, sinto que todo esforço e dedicam tem valido a pena. Quando você vai em Hollywood, inaugura um loja e no dia seguinte mais de três milhões de pessoas acessam o site da marca, você diz “meu, que é isso?”.
JFashion: Aproveita, então, e manda um recado para os fãs da Carmen Steffens em Araguaína.
Mário Spaniol: Já fui a Araguaína pelo menos umas quatro vezes. Estou muito feliz com o sucesso da grife na cidade. A nossa franquiada, Lúcia Borba, tem feito um excelente trabalho. A Carmen Steffens, cujo nome é uma homenagem a minha querida mãe, nasceu com o objetivo maior de oferecer aos consumidores sapatos, bolsas e acessórios com estilo sofisticado, desenvolvidos de acordo com as últimas tendências da moda mundial. É muito bacana ver que temos alcançado o nosso propósito. Enfim, ficamos lisonjeados com o carinho das araguainenses com a marca. A cada um dos clientes de Araguaína, o nosso sincero agradecimento. Espero que em breve, possamos estar inaugurando mais uma loja na cidade.
Publicado na Revista JFashion.
Reportagem: Daniel Lélis
Colaborou: Jotta Nunes