domingo, 16 de janeiro de 2011

Símbolos LGBT e seus significados

Triângulo Rosa e Negro


Um dos símbolos mais antigos é o Triângulo rosa, o qual foi originalmente utilizado nos campos de concentração Nazista para identificar àqueles homens "acusados" por sua natureza homossexual. Aqueles que fossem judeus e homossexuais (considerados o pior nível de prisioneiros) ao mesmo tempo deviam levar um triângulo rosa com outra cor amarela superposto. Em ambos casos, deviam usar esta insígnia sobre seu peito, costurado em sua roupa. Estima-se que cerca de 220.000 gays e lésbicas morreram junto aos seis milhões de judeus que os Nazistas exterminarão em seus campos da morte durante a Segunda Guerra Mundial, como parte da denominada "solução final" de Hitler .
Por esta razão, a partir de 1970 o triângulo rosa foi utilizado tanto como um símbolo identificatório para recordar as atrocidades sofridas pela comunidade homossexual durante a perseguição Nazista, como para representar a união do movimento homossexual. 







Bandeira Gay


Versão atual da Bandeira Gay.
Gilbert Baker desenhou a bandeira gay em 1978 para a Celebração da Liberdade Homossexual em San Francisco. A bandeira não mostra um arco íris real. O autor inspirou-se em várias fontes como o movimento hippie e o Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos. As cores mostram-se em linhas horizontais com a cor vermelha em sua parte superior e o púrpura na inferior. Representa a diversidade da homosexualidade tanto feminina como masculina ao redor do mundo. A banda cor púrpura às vezes substitui-se com uma cor negra para representar a masculinidade ou o orgulho do fetichismo do couro negro.

 O significado das cores da bandeira original segundo Baker,  simbolizam os diferentes aspectos de vida LGBT:
  • Rosado: a sexualidade.
  • Vermelho: a vida.
  • Laranja: a saúde.
  • Amarelo: o sol.
  • Verde: a natureza.
  • Azul: a arte.
  • Índigo: a harmonia.
  • Púrpura: o espírito.

Lambda

O símbolo lambda.
Em 1970, a letra grega lambda (λ) foi seleccionada para simbolizar a campanha de libertação homossexual para a Aliança de Activistas Homossexuais. Quatro anos depois, o Congresso Internacional de Direitos Homossexuais em Edinburgo ,Escócia, elegeu o mesmo símbolo para representar os direitos de lesbianas e gays. Como resultado, o símbolo lambda tem sido reconhecido internacionalmente pelo movimento LGBT em 1974. Utiliza-se de cor lavanda, uma cor que, como o rosado, se associa com a homosexualidade. A letra lambda em física , representa a longitude de onda associada com a energia, portanto utiliza-se para simbolizar a energia do Movimento de Direitos Homossexuais. Diz-se também que significa a união na opressão.
A organização de direitos homossexuais, Lambda Legal, faz uma alusão deste símbolo em seu nome.

Anéis da Liberdade

Conformam-se por seis anéis de alumínio desenhados por David Spada, a cada um com as cores da bandeira gay. Utilizam-se geralmente em colares, pendentes ou llaveros. Recentemente incluiu-se uma alternativa aos anéis, utilizando triângulos em seu lugar.

Símbolos do gênero homo

Os pares de símbolos de género e os conforme à representação feminina são usados como símbolos distintivos de homossexuais masculinos e lesbianas respectivamente. As variações destes símbolos podem-se encontrar tanto na bisexualidade como na transexualidade.





Labrys


O Labrys.

O labrys ou machado de dupla folha, foi um símbolo utilizado pela antiga civilização minoica (às vezes associado com o poder matriarcal) e nas lendas da Grécia antiga foi utilizado por Amazonas escitas. Também se associa com a deusa grega Demetria (Ceres, na mitología romana) e ocasionalmente a deusa grega Artemis (Diana na mitología romana). A religião da civilização minoica centrava-se no poder de uma deusa que se mostrava com o torso nu. Acha-se que foi a protetora das mulheres naquele tempo, e esta deusa se representa com serpentes estendendo desde suas mãos, símbolo da fertilidade e a agricultura, e rodeada por devotas com machados de dupla folha, as quais eram utilizadas para lavrar a terra.
Este símbolo atualmente utiliza-se para representar ao movimento lésbico e feminista por sua força e independência.

Mano Púrpura


Mano Púrpura dos anos 70s.
Em uma noite de Halloween , o 31 de outubro de 1969 , sessenta membros da Frente de Libertação Homossexual (Gay Liberation Front, GLF) e a Sociedade pelos Direitos Individuais (Society for Individual Rights, SIR) marcharam em protesto para o jornal San Francisco Examiner em resposta a uma série de artigos com comentários despectivos para a comunidade LGBT nos bares e clubes gay de San Francisco. O "protesto pacífico" na contramão da política editorial homofóbica resultou tumultuosa e foi chamada posteriormente como "Na sexta-feira da mano púrpura" e "Sexta-feira sangrenta da mano púrpura".
Algumas pessoas reportaram que um balde com tinta foi arrojado desde o teto do edifício. Os protestantes "utilizaram a tinta para escrever "Gay Power" (Poder Homossexual) e outros slogans nas paredes do edifício e estamparon suas mãos cor púrpura sobre toda a área central de San Francisco, o que resultou uma das demonstrações mais visíveis do movimento gay no momento.

Símbolos da bissexualidade

Os triângulos bissexuais foram criados em 1978 por Liz Nania. Representam à bissexualidade e o orgulho bissexual. A origem exata deste símbolo é ambíguo. Faz parte do pensamento popular que a cor rosa representa a homosexualidade (e assim o faz, se está só) enquanto o azul representa heterosexualidade. Juntos formam a cor lavanda, uma mistura de ambas orientações sexuais. É também possível que a cor rosado represente a atração para as mulheres e o azul a atração para os homens, conformando a cor lavanda a atração para ambos.
Em 1998, Michael Page desenhou uma bandeira do orgulho bissexual para representar a dita comunidade. Esta bandeira retangular consiste em uma banda cor magenta acima representando a atração do mesmo sexo; uma banda azul abaixo, representando a atração ao sexo oposto e uma banda mais estreita no centro de cor lavanda escuro representando a atração a ambos sexos.
As luas bissexuais foram criadas para evitar o uso dos triângulos que possuem um passado diretamente unido ao Nazismo.





Símbolos dos transgêneros

Os símbolos populares utilizados para identificar pessoas travestidas, transsexuais e outro tipo de pessoas transgêneros frequentemente consistem em uma modificação do símbolo biológico dos sexos, baixo a autoria de Holly Boswell. Em adição à seta apontando para o extremo superior direito que representa ao homem (símbolo astrológico de Marte ), se adiciona a cruz na parte inferior do círculo representando o símbolo feminino (do símbolo astrológico de Vénus ). Incorpora assim ambos aspectos, tantos masculinos como femininos.
Outro símbolo transgênero é a Bandeira do orgulho transgênero, desenhada por Monica Helms e apresentada pela primeira vez em sociedade em uma marcha do orgulho gay em Phoenix, Arizona no ano 2000. 







Link com o conteúdo completo da reportagem, aqui.

Atenção: como o conteúdo original estava em Português de Portugal, algumas adaptações se fizeram necessárias.