sexta-feira, 20 de agosto de 2010

'Velho é o tempo' (por Daniel Lélis)

O tempo é um professor implacável. Quanto mais ele passa, mais dele viramos reféns. Não há como fugir da sua inclemência. Render-se a ele, antes de ser apenas uma alternativa, é uma necessidade que se impera. O tempo voa. Alguns, quando percebem isso, desesperam-se; parecem perdidos. Outros, gabam-se de manter-se equilibrados; juram de pés juntos que se conformaram. E ainda outros preferem se iludir; fazem de conta que os dias não passaram, mesmo que lhes falte o vigor de outras épocas.
Contudo, independente de como lidamos com o tempo, a nós, resta uma certeza absoluta e cruel: um dia, mais cedo ou mais tarde, o nosso tempo acaba. Talvez não exista nada que atormente mais as pessoas do que a convicção indiscutível de que elas, com o perdão da comparação, assim como os produtos comprados no supermercado, tem prazo de validade. A eternidade, um sonho que nasceu com os faraós, ainda seduz, mas parece não muito próxima. O jogo da vida, este a qual todos nós fomos escalados pelo destino para jogar, diferente daquele dos campos de futebol, não tem acréscimos. Portanto, cabe a nós, sabendo das limitações que nos são impostas pelo ciclo da vida, não perder a oportunidade de vivenciá-la plenamente. Mais sábio, portanto, que em vez de concentrarmos nossos esforços procurando o elixir da juventude, resgatemos ou reforcemos a jovialidade que habita o nosso íntimo; que nos encoraja a encarar os desafios e acreditar nos sonhos; que nos enche de confiança; que nos dá o fôlego de que precisamos para não desistir de viver; jovialidade esta que, tão ausente em muitos jovens, não precisa acabar com a chegada dos cabelos brancos. Velho é o tempo, já dizia a sabedoria popular.
Mas como viver de modo pleno, de maneira que o passar dos dias seja menos doloroso e o presente mais prazeroso? Como fazer do tempo um aliado? As respostas podem variar infinitamente. Mas há muito em comum entre elas. Cuidar da saúde, mental e física, por exemplo, é fundamental. A prática de atividades físicas, nem preciso dizer, é recomendadíssima. Ler, então, é um hábito da qual não se pode deixar de lado. Ora, e não reclame da vista cansada. É para isso que servem os óculos. Amar é também outro ingrediente que não pode faltar nessa receita. E não falo de amor carnal, apenas. Me reporto ao amor em geral. É preciso amar. O amor nos faz mais jovens. É melhor que qualquer creme para rugas. É mais eficaz que qualquer plástica. Por isso, ame, meu (minha) querido (a) leitor (a). Se permita amar sempre. Ame o ontem pelas lições e emoções que ele te ofereceu; aposte no hoje, pois é preciso arriscar; e tenha sempre forças para construir o melhor amanhã de todos. Ame aventurar-se pelo desconhecido, mas nunca tire o pé do chão.  Ame quem te ama, mas tente amar a todos. Ame a sua profissão, mas não feche os olhos para as outras. Ame o diferente porque você também o é. Ame a liberdade, mas afaste-se dos excessos que adoecem. Ame o seu país, mas não seja cego. Ame a beleza das descobertas, mas não queira se entregar a todas elas. E ame acima de tudo a sua vida. Assim, quando a senhora velhice quiser desanimá-lo, olhe a firme e com autoridade, diga: o amor nunca envelhece. Quem ama, vivo está!




Daniel Lélis

Artigo publicado originalmente na Jfashion, a revista de sociedade mais badalada de Tocantins.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Homenagem a Jotta Nunes pelo seu aniversário

JOAQUIM FERREIRA NUNES

O nosso Jotta, o meu Jottinha...


Benditos são aqueles que podem contar com um amigo de verdade.
Na vida, é comum nos depararmos com pessoas especiais, que de tão especiais, passamos a chamar de amigos.
Raros são, contudo, as oportunidades que temos de encontrar amigos, que de tão especiais, podemos chamar de irmãos.
Meu irmãozinho Jotta, lembro como se hoje fosse da época em que distante, alimentava uma intensa, profunda e indiscutível admiração por você. Tempo este em que bastava um singelo trocar de palavras e eu já me derretia de FELICIDADE.
O destino foi bondoso ao me presentear com a chance de escrever do seu lado a história de uma GRANDE AMIZADE.
E você, amigo, antes de ser apenas um amigo, é um REFERENCIAL de grandeza incalculável.
Sonhador, você acreditou. Perseverante, você resistiu. Guerreiro, você superou. Vitorioso, você venceu.
E a vitória que é sua, é minha. E o sorriso que é seu, é meu. Sabe por quê? Por que ao lado das minhas ambições caminha o desejo resoluto e implacável de vê-lo bem e feliz.
E eu poderia passar o restante dos meus dias desenhando aqui adjetivos nobres para qualificar-te e mesmo assim não conseguiria alcançar a tua GRANDEZA
Por isso, reservo-me, neste momento, a dizer-te, de peito estufado e coração orgulhoso:

EU TE AMO!


E é para sempre.
E é para depois do sempre.

Parabéns pelo seu dia, amigo! Desejo FELICIDADES INFINITAS para ti!

Daniel Lélis