quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Efeito Ariadna: você sabe qual a diferença entre transexual e travesti?


Você sabe a diferença entre transexuais e travestis?
Travesti Flávia Naomi
Você sabe a diferença entre transexuais e travestis?
Transexual Kim Petras


A diferença entre transexual e travesti é algo complexo, mas, uma diferença básica pode ser apontada como meio de diferenciação. Uma transexual é alguém que nasceu em um corpo oposto ao seu sexo psíquico (psicológico) e passou ou deseja passar por um processo de adequação do sexo anatômico ao psíquico. Por exemplo, uma pessoa nasce com pênis e com o corpo de um menino, mas sua sexualidade, sua identidade é feminina, ou seja, ela tem um genital masculino, mas sua “cabeça”, sua identidade sexual é feminina. É importante lembrar que a cirurgia chamada geralmente de “mudança de sexo” é equivocada em determinado aspecto, pois, como foi dito, a(o) transexual possui um sexo psíquico oposto ao anatômico. Se a sexualidade é pensada como psíquica, não é correto falar de mudança de sexo, mas de adequação, ou seja, não se muda de sexo, mas há uma adequação do órgão genital ao sexo da pessoa. O termo “mudança de sexo” só se aplica em uma concepção limitada da sexualidade que a reduz ao chamado “sexo anatômico”. Após a teoria psicanalítica, fundada pelo médico alemão Freud, o conceito de sexualidade se tornou bem mais amplo que a mera anatomia. 


Deve ser esclarecido que há transexuais femininos e masculinos.


Já o termo “travesti” deve ser aplicado às pessoas cuja identificação feminina as leva à uma adequação do corpo e da aparência em geral às formas femininas. A diferença elementar entre as travestis e as transexuais é que as primeiras querem manter seu órgão genital, seu pênis, enquanto as transexuais, como foi dito anteriormente, querem adequar o genital ao sexo psíquico.


Como se pode notar a diferença não é tão simples como parece à primeira vista. Tanto as travestis como as transexuais buscam adequar sua aparência e, inclusive o corpo, a sua identidade feminina. A questão pode se dita, uma questão de grau de identificação que, em cada travesti, aparecerá de modo mais ou menos intenso. 


O termo travesti traz o inconveniente de ser associado a alguém que se traveste, ou seja, usa roupas do sexo oposto em determinados momentos, preservando sua aparência masculina na maior parte do tempo. A ser assim, é importante lembrar que a travesti não é um homem vestido de mulher, mas alguém, cuja identidade feminina o leva a ter modos e inclusive a adequar seu corpo, com exceção do órgão genital (pênis, falo, dote) à sua identidade feminina. A grande maioria das travestis fazem interferências cirúrgicas (seios, nariz, bumbum, etc) e tomam hormônio feminino para adequar seu corpo a sua identidade. Pode-se ver nisso também, algo próximo da transexualidade, uma vez que há uma identificação feminina muito expressiva que leva a travesti a modificar suas formas físicas, adequando-as à sua identidade, preservando o pênis.


Após a psicanálise, o par feminilidade/masculidade é visto como pertencendo a todos os seres humanos. A questão é de graus de identificação. Neste ponto, vale lembrar que há um mito, até hoje adotado por muitos psiquiatras e psicólogos renomados que vê a identidade sexual como algo de nascimento. Afirmam assim que a transexualidade é algo que a pessoa já nasce com ela. Ora, segundo a psicanálise, a criança ao nascer não possui “sexo”, no sentido dito neste texto (sexo psíquico). A identidade sexual passa por um processo de construção e não é trazida do nascimento. Ninguém nasce hétero, homo, ou transexual. É um equívoco sem igual atribuir algo que é constituído, formado, construído à algo que já é dado como pronto desde o nascimento. Dizer isso, é ignorar que o psiquismo é formado, surge, emerge, passa por um processo de contrução. 


É importante diferenciar também feminilidade e masculinidade de “ser homem” ou “ser mulher”. É possível ver feminilidade no homem e masculinidade em mulher, inclusive naqueles (as) cuja identidade sexual é hétero. 

Matéria do site Volúpia Models