terça-feira, 2 de novembro de 2010

CONTRATO PARTICULAR DE UNIÃO ESTÁVEL, CESSÃO DE DIREITOS, OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS E OUTROS PACTOS, NA FORMA ABAIXO DECLARADOS (MODELO BÁSICO)



(MODELO BÁSICO, a serem substituídos os dados pessoais dos contratantes)
   
Por este instrumento particular de Contrato de União Estável de convivência duradoura, pública e contínua, nós, abaixo assinados, FULANO (A), brasileiro (a), nascido (a) ao DIA-MÊS-ANO, NA CIDADE DE (  ), ESTADO,  RG. SSP/SP, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL e BELTRANO (a), brasileiro (a), nascido ao DIA-MÊS-ANO , em -------, ESTADO, RG. , PROFISSÃO, solteiro (a),  ambos (as) residentes (OU NÃO) TAL IMOVEL SITO  à Rua (tal), número, bairro, estado,  perante as testemunhas abaixo assinadas, por ser a expressão da nossa vontade, ficam justos e contratados o que abaixo descreve, através deste instrumento público de contrato.

Cláusula Primeira: Os (as) CONVIVENTES vivem sob o mesmo teto desde de (___/___/___), e através deste contrato obrigam-se reciprocamente, durante a convivência, ao respeito, à consideração, à assistência moral e material, a uma dedicação mútua e esforço em comum no sentido de atingir a harmonia necessária ao bem-estar que o aconchego do lar lhes poderá oferecer. E os bens e direitos adquiridos na constância da convivência por qualquer um dos (as) conviventes passarão a pertencer a ambos (as), e em partes iguais.

Cláusula Segunda:  O presente Contrato é por tempo indeterminado, e as partes, ficam obrigadas a registrar a eventual dissolução desta união no caso de virem a desfazer este contrato.

Parágrafo único: Em caso de rescisão contratual por um dos (as) CONVIVENTES, procedida consensualmente a partilha dos bens e direitos, valerá a mesma de pleno direito, gozando da presunção de sua imutabilidade, decorrente do pacto sunt servanda, e que ambos desde já, renunciam reciprocamente o direito de reclamar em juízo ou fora dele. Fica ressalvada a possibilidade de revisão por razões da cláusula Rebus sic stantibus, subsistindo contraposição ao Pacto sunt servanda, ou seja, sempre que um acontecimento extraordinário e imprevisto vier a determinar uma excessiva onerosidade de prestação a um dos CONVIVENTES.

Cláusula Terceira: Causas de extinção do presente Contrato: por resolução involuntária (força maior ou caso fortuito); por resilição unilateral ou bilateral (por simples declaração de um ou de ambos os (as) CONVIVENTES); por rescisão unilateral ou bilateral (quando há lesão às cláusulas de Convivência previstas na cláusula primeira terceira); e finalmente, pela Cessação (quando há morte de um dos (as) CONVIVENTES ou de ambos (as)).

Cláusula Quarta:  O termo inicial do presente contrato é a partir do momento em que os (as) CONVIVENTES iniciaram a viver sob o mesmo teto (cláusula primeira).

Cláusula Quinta:  Os (as) CONVIVENTES, neste ato, renunciam de forma irretratável e irrevogável, a qualquer ajuda material, a título de alimentos, em caso de extinção do presente contrato, por quaisquer de suas formas.

Cláusula Sexta: Os (as) CONVIVENTES, neste ato, prometem, reciprocamente, por si, seus herdeiros e sucessores, a fazerem a cessão da parte de bens e direitos adquiridos na constância União Estável. Todavia, a presente cessão está dotada de condição suspensiva (CC, 121), somente se perfazendo em caso de morte de um deles. Na hipótese de morte de ambos, considera-se a presente cláusula não escrita.

Cláusula Sétima: Fica eleito o foro da Cidade de ........, Estado de........., para dirimir dúvidas porventura vinculadas ao presente instrumento.



Disposições Gerais:

Declaramos ser verdade que somos solteiros (as), livres e   desimpedidos (as) para a realização deste ato público e solene, através do qual   por nossa livre e espontânea vontade, fica reconhecida e confirmada nossa  união estável. Devido à inexistência em nosso país de outros mecanismos legais específicos que incluam os casais homossexuais,  conferimos a este ato e documento o mesmo  significado, valor e atribuições semelhante ao legalmente reconhecido às uniões estáveis entre  casais de sexo opostos.

Considerando que a Constituição Federal reconhece a união estável como  entidade familiar, fundamentada na convivência pública, contínua e   duradoura, garantindo a comunhão de bens e direitos entre os companheiros;  considerando que aquilo que não é proibido, é permitido e que as uniões  estáveis entre homossexuais não são proibidas por nenhuma lei; considerando  que as relações estáveis homossexuais são uniões baseadas no afeto e  solidariedade mútua, observando-se identidade de efeitos entre união homossexual e união estável, ficam legitimadas assim as uniões homo afetivas como verdadeiras famílias posto que duradouras, públicas e contínuas, conforme jurisprudência já firmada em diversos tribunais de diferentes  comarcas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia; considerando que a  Constituição Federal através do artigos 3.º, inciso IV, 5.º inciso I e 7.º,  inciso XXX, estabelece que a dignidade da pessoa humana deve ser assegurada, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação;

Assim sendo, este ato e documento a ter validade plena para efeitos legais, posto que lícito e justo de acordo com os princípios elementares dos direitos humanos  universais e a Carta Magna do Brasil, servindo como documento comprobatório para que os contraentes possam usufruir plenamente das vantagens e direitos inerentes à união estável; Confirmam os abaixo assinados que com este contrato de união estável preenchem os requisitos formais exigidos pelas Instruções Normativas do  Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de n.º 25 e 50, de 7/6/2000  e 8/5/2001, respectivamente, através das quais estabelecem-se procedimentos a serem adotados para a concessão de pensão por morte de companheiro ou   companheira homossexual, legitimando em seu Art. 3, XIII "quaisquer outros  documentos que possam levar à convicção da comprovação da União Estável e dependência econômica com o companheiro homossexual.

Por ser a expressão da verdade, firmando a expressa vontade de cada uma das partes, e por acreditarem os termos acima justos e contratados, as partes assinam o presente contrato em duas vias de igual teor e forma e para um só fim de direito, na presença das testemunhas abaixo que a tudo assistiram.

Local, data

__________________________                                                            _____________________
Nome do (a) conivente  (1)                                                        Nome do (a) conivente (2)


Testemunhas:

__________________________                                                 __________________________
Nome completo, RG                                                                Nome completo, RG

Fonte: GIAMA/ABGLT